ANO LECTIVO 2009/10
David Manuel Cunha Fernandes, com paralisia cerebral participou no V Torneio da Páscoa de Boccia da ESMAX, na Escola Secundária de Maximinos, no dia 26 de Março 2010.

Comunhão Pascal

Celebração da Eucaristia na Igreja do Mosteiro de S. martinho de Tibães

Aluno Alexandre Abreu do 6º D a tocar clarinete na cerimónia realizada no Mosteiro.


Almoço de confraternização entre as turmas e os professores na escola EB 2,3 do Cávado, após a cerimónia.


A que sabe a Lua?
“A que sabe a Lua”, de Michael Grejeniec, foi a história escolhida para ser contada nos jardins-de-infância inserida no projecto aLer+ e em particular no projecto de animação de leitura “Era uma vez…”.
A escolha desta história teve em conta a temática abordada no pré-escolar, “Despertar para as ciências”, já que possibilitou uma abordagem ao sistema solar , ao estudo dos planetas, aos animais mas , sobretudo permitiu tratar temas tão enriquecedores como a união, a solidariedade e a partilha.
Contar histórias às crianças é sempre um momento gratificante para o adulto e para a criança, em especial. Uma história faz-nos imaginar, faz-nos ser as personagens principais do livro, faz-nos pensar, dá-nos prazer, ajuda a encontrarmo-nos no mundo e (re) inventa as nossas rotinas.
A história vale por si e às vezes passamos de ouvintes a actores.
Entrega de diplomas aos formandos que concluiram o 3º ciclo através da iniciativa Novas Oportunidades.

Meta alcançada!

"Aquilo que é melhor para nós nem sempre é o mais fácil. Mas, em última análise, é o que realmente compensa."

(José Couto Nogueira)

No passado dia 12 de Fevereiro, os formandos do curso EFA B308 da Escola do Cávado viveram um dia que há muito almejavam: a entrega do diploma que lhes confere equivalência ao 9º ano de escolaridade. Estes formandos aproveitaram bem a oportunidade que lhes foi dada: passaram cerca de 200 serões na escola, aprendendo, valorizando-se e formando-se para finalmente verem o seu esforço compensado. O Sr. Director da Escola, Dr. António Vilaça, teve a grata tarefa da entrega dos diplomas que foram recebidos com emoção, sorrisos e com indisfarçável felicidade à mistura. Na cerimónia estiveram presentes, para além dos referidos, também a maior parte dos seus formadores e os formandos e formadores de outros cursos EFA a decorrer actualmente na escola. No final, tanto os formadores como os formandos brindaram-se com graciosas lembranças e, de seguida foram comemorar a efeméride com um faustoso jantar. Mesmo conscientes do esforço e das inerentes privações de tempos livres e tempo passado em família, sete dos formandos deste curso já estão a frequentar o novo curso do EFA Secundário na escola.
Parabéns e um bem-haja a todos.

Isabel Gonçalves (mediadora do curso EFA B3 08)

Excerto do discurso proferido por um dos formandos:

“Boa noite
Queremos agradecer a presença de todos e dizer-lhes que esta é uma noite muito especial para nós e que a esperávamos desde o início do curso. É a noite em que conseguimos o diploma do 9º ano. Parabéns a todos nós e a todos os formadores que connosco trabalharam.
Devemos confessar que não foi um percurso fácil. Quantas noites os filhos ficaram sozinhos em casa, quantas vezes nos privamos de saídas e festas familiares, quantas vezes o cansaço era tanto que a única coisa que nos apetecia era desistir e optar pelo mais cómodo, isto é, ir dormir para no dia seguinte enfrentar mais um dia de trabalho.
Foi um percurso custoso mas muito enriquecedor. Quantos de nós já se tinham esquecido da matemática, de resolver problemas, de fazer reduções, do teorema de Pitágoras, e outras matérias mais… Quantos de nós nunca tinham ligado um computador, alguns sabiam lá o que era o Word, o Excel, navegar na internet ou até fazer um PowerPoint.
Quantos de nós não faziam ideia do que era a cidadania ou como fazer uso dela, não sabiam quais os seu direitos e os seus deveres, não sabiam como o mundo está a ser destruído pela poluição da atmosfera.
Quantos de nós não sabiam como fazer um texto ou como o interpretar. Embora tivéssemos uma opinião sobre o mundo que nos rodeia e sobre os temas que envolvem a actualidade, não sabíamos como organizar essas ideias num discurso coerente e a muitos nunca lhes tinha passado pela cabeça representarem uma peça de teatro ou até fazerem poesia.
A língua estrangeira foi sem dúvida algo de importante. Embora alguns já tivessem umas luzes a aprendizagem e adaptação tivesse sido mais fácil, a outros por mais que se esforçassem a língua não dobrava, mas valeu o esforço.
Quanto mais haveria a dizer!
Queremos fazer um agradecimento muito especial a todos os professores que nos acompanharam ao longo destes tempos, eles que também deixaram as suas famílias para nos ensinarem. A todos eles muito, muito obrigado.
Para terminar, votos para que todos sejam felizes nas suas vidas e se algum rancor ficou entre alguém que o esqueçam para que esta turma de adultos seja uma turma para o resto da vida e só assim poderemos dizer a frase que no trabalho final nos ficou gravada: “Valeu a pena”.”

Esculturas em papel - 8º B, C, D, E e F (Oficina de Artes)

Encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos



A exposição «Frente e Verso» resulta do trabalho desenvolvido pelas turmas A, B e C, do sexto ano, em Ed. Visual e Tecnológica. É o corolário de uma sequência de actividades que englobaram conteúdos leccionados como: a estrutura, o estudo do rosto de frente e de perfil, a proporção e posição dos elementos constituintes - nariz, olhos, sobrancelhas, boca e orelhas.
Após esta primeira fase , seguiu-se o estudo da cor e a referência a conceitos associados.
Numa segunda etapa deste processo, a composição “Frente”, tinha por objectivo a sobreposição dos rostos, de frente e perfil em caixas de cartão, que seguidamente foram pintados a guache.
Na fase da composição do “Verso”, cada aluno explorou as potencialidades da forma da frente do rosto nas duas vertentes: a forma, configuração que parece um elefante, a forma que parece um gato, a forma que parece um porco, a forma que parece um peixe, ….
O resultado final pode ser apreciado na Biblioteca de 2 a 5 de Março.
Para o enriquecimento do trabalho, e em a articulação com Língua Portuguesa, os alunos produziram pequenos textos resultantes das “leituras” das formas e das cores.
.....................................
A minha cara de frente e perfil
É diferente e igual
Viro para trás e
Vejo um animal!
Carlos Gabriel, 6ºC

Que animal será? Um cão ou um gato? Será o animal do meu retrato?
João Gomes, 6ºC

Caras pintadas
De cores diferentes
Com cores frias
Ou cores quentes

Na parte de trás
Vi um caranguejo
Pintei e colei
Aquilo que vejo

Na Biblioteca exposto
Para toda a gente ver
Verei com gosto
Quando lá for LER.
Alexandra, 6º C


Com as professoras fizemos
As caras
Raras caras de cartão
As caras coloridas com muita imaginação.
Leonardo, 6ºA


Caras e caretas
Alegres e contentes
Verdes e azuis
Iguais e diferentes
Daniel, 6ºA

Os dois tipos de caras,
Consegui imaginar
Agora que terminei
Nunca mais quero parar!
Filipa, 6º A
Colorização digital (de fotografias a preto e branco) - 8º A, B, C, D, E e F (A.P)

Composição digital (a partir de recorte e colagem de imagens) - 8º A, B, C, D, E e F (A.P)

Marcadores de Livro - Actividade desenvolvida na disciplina de EVT em articulação com Língua Portuguesa e Estudo Acompanhado - 6º D e E

Máscaras de Carnaval - 5º E, F, 6º D e E (EVT)

Mácaras de Carnaval (Expressão e expressividade do rosto humano)- 7º anos (Oficina de Artes)
Exposição dos formandos da escola EB 2,3 do Cávado

Os formandos da turma EFA 4 (Secundário) do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, levaram a efeito uma exposição fotográfica e multimédia intitulada "Braga uma revelação através dos tempos", no passado dia nove de Janeiro. Esta exposição foi realizada no âmbito da actividade integradora das áreas de Sociedade, Tecnologia e Ciência, Cidadania e Profissionalidade e Cultura, Língua e Comunicação. No evento estiveram presentes várias individualidades, entre as quais destacamos o Sr. Director deste Agrupamento de escolas que procedeu à abertura da exposição e do Dr. Rui Prata, director do Museu da Imagem de Braga, que colaborou em estreita parceria com o curso EFA 4 no desenvolvimento desta actividade e vários docentes deste Agrupamento. Estiveram expostos trabalhos com fotografias de Braga ontem e Braga hoje, máquinas fotográficas de várias épocas e modelos, projecções de Sketches humorísticos, uma apresentação multimédia, uma mostra de Pinhole Photography e de fotografias estereoscópicas, em anáglifo para serem vistas com óculos de filtro vermelho e cyan. O evento foi do agrado da comunidade educativa e da comunidade envolvente, aspecto que ficou patente no número de visitantes e nas mensagens que os mesmos deixaram no livro de honra.

Formandos da turma EFA 4


Projecto "Horta Tradicional"
Os alunos do 7º A, em Área de Projecto realizaram uma actividade de plantação de alfaces e couves galegas na Horta Tradicional e prepararam o terreno para próximas actividades.


Corta-Mato escolar realizado no dia 27 de Janeiro, organizado pelo projecto do Desporto Escolar
Comemoração de Dia da Floresta Autóctone, pelos alunos do Clube Floresta D' Água (PROSEPE)

A sessão formativa “A Sexualidade num Visão Integradora da Pessoa”, integrada no Projecto Educar para a Saúde, realizada no dia 15 de Janeiro na Escola EB 2/3 do Cávado, decorreu com êxito, com grande empenho e adesão da Comunidade Educativa.
O JARDIM DO RAPAZ DE BRONZE

No passado dia 17 de Dezembro de 2009, a turma do 6º B deslocou-se ao Instituto Português da Juventude, em Braga, para assistir a uma peça de teatro, apresentada pela Companhia de Teatro, “Actus”. Nesta aventura acompanharam-nos também as turmas A e C do sexto ano.
A peça foi baseada na obra da escritora Sophia de Mello Breyner Andersen, “ O Rapaz de Bronze”.
Toda a turma apreciou o trabalho destes actores e, em especial, o actor que representou o papel do Gladíolo.
Esperamos poder ter a oportunidade de voltar a ver os mesmos actores a brilhar.

Texto colectivo elaborado na aula de APA a Língua Portuguesa
Os alunos do 6º ano das turmas A, B e C participaram com empenho no concurso Postais da TUB. Foi com muito agrado que vimos ser atribuído o 3º lugar ao aluno Abílio Queirós do sexto ano da turma C da nossa Escola. Os restantes alunos receberam um Diploma de Participação.
“Explorar os Países da União Europeia através dos cinco sentidos” é o tema aglutinador da Área de Projecto de 2º ciclo. No 1º período, os alunos do 6º ano trabalharam o sub-tema «Na rota das tradições de Natal» que resultou na elaboração e composição de mapas de tradição sócio-cultural desses países. Para a concretização dos trabalhos, os alunos fizeram múltiplas pesquisas bibliográficas procurando respostas para questões como a localização geográfica dos países seleccionados, as regiões, os usos e costumes, as bandeiras e a moeda, integrando o Projecto aLer+. Chegados à época natalícia desejaram também as Boas Festas na língua dos países que estão a pesquisar.

Projecto BORA LÁ LER+ - Desenho e pintura digital a partir de fotografias de esculturas de Juan Muñoz. (Área de Projecto 8º anos)

ECO-NATAL - Árvore de Natal construida pelos alunos no Clube Floresta D´Água (PROSEPE)
Presépio elaborado pelos alunos do Pré-escolar





Trabalho realizado por Professoras de Oficina de Artes com colaboração de alunos do 7º ano.




"Reciclamos em nós o espírito de Natal... Numa união onde a paz e a fraternidade imperam, onde o brilho dos nossos olhos brota talento que as nossas mãos constroem... Neste Natal vos oferecemos Arte, arte de alma, arte de amor, arte de fazer acontecer, em cada um de nós um Natal Feliz!"

Trabalhos realizados pelos alunos do 7º ano em Oficina de Artes e Ed. Tecnológica.





Decoração de cacifos e oferta de poemas - 6º D, E e F (EVT/L.P)
O grupo disciplinar de História realizou na última semana de Dezembro uma mostra de trabalhos produzidos pelos alunos do 7º e 8º ano. Esta mostra esteve patente na Biblioteca e pôde ser apreciada por toda a comunidade escolar. Os trabalhos inseriam-se no contexto das temáticas abordadas nas aulas de História. Os alunos do 7º ano realizaram trabalhos subordinados ao tema da Pré-história. Apresentaram maquetas que retratavam a vida das comunidades durante o Paleolítico e o Neolítico. Os alunos do 8º ano elaboraram trabalhos sobre os Descobrimentos.



A Semana da Ciência e da Tecnologia 2009, neste ano lectivo decorreu de 21 a 27 de Novembro. Os alunos do 3.º Ciclo, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Cávado, no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas, elaboraram diversos trabalhos. De realçar as actividades de dramatização e recitação de poemas de António Gedeão e ao som da guitarra ouvimos os alunos cantar a Pedra Filosofal. As actividades decorreram na cantina, na hora do almoço, no átrio de entrada da Escola e na Biblioteca, proporcionando assim momentos únicos de encontro entre arte, ciência e poesia. Ao longo desta semana esteve patente uma exposição de trabalhos dos alunos e ainda uma mostra de livros como incentivo à literacia científica e promoção da leitura.

A Representante de Ciências Físico-Químicas,
Professora Susana Pinto

Identificação de capas da disciplina de EVT - 6º A, B e C (EVT)
Vencedores do Concurso de Postais de Natal do Agrupamento

Pedro Faria (4º ano) e Rui Gomes (2º ano)

Tânia Claro e João Abreu (6º ano)

Sara Gomes e Tânia Ribeiro (8º ano)
Comemoração do Dia de S. Martinho, pelos alunos do Clube Floresta D' Água (PROSEPE).

Espiga de Sabedoria...doce enleio
numa castanha de Outono...suave meneio,
eterna Alvorada...nas cores quentes
de uma chuva enamorada...
Cai a folha, cai a noite, cai o tempo...entra o dia numa luz anunciada...
Portugal foi, desde a sua fundação, governado por reis. A essa forma de governo chama-se Monarquia. No entanto, nos finais do século XIX, havia muitas pessoas que achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar um país. Por tudo isto, grupos de cidadãos portugueses, partidários de um sistema de governo republicano, foram-se revoltando e acabaram por conseguir terminar com a Monarquia e implantar a República, como vinha acontecendo noutros países da Europa. Esta revolução aconteceu a 5 de Outubro de 1910. Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objectivo de derrubar a Monarquia. Na tarde desse dia, José Relvas, em nome do Directório do PRP (Partido Republicano Português), proclamou a República da varanda da Câmara Municipal de Lisboa. Para assinalar esta data importante os grupos disciplinares de História e História e Geografia de Portugal, organizaram uma exposição na Biblioteca que pôde ser visitada entre os dias 1 e 8 de Outubro.
EFAS visitam Área Protegida
No passado dia 10 de Outubro de 2009, a turma EFA3-08 juntamente com as turmas EFA3-09, EFA B2 e respectivos formadores visitaram a área de paisagem protegida de âmbito regional "As Lagoas de Bertiandos", em Ponte de Lima. Sairam da escola por volta das 8:30h. O percurso foi feito de camioneta concedida pela escola. Esta visita foi realizada no âmbito do tema de vida que os formandos do EFA3-08 e EFA3-09 estão a trabalhar "Consumo e Ambiente". Os formadores e os formandos fizeram o percurso nº 4 com cerca de 7 km, da parte da manhã e da parte da tarde percorreram o trilho nº 3 com cerca de 2,5 km. Durante o percurso observaram ecossistemas, rastos de animais e muita flora. Ainda da parte da tarde foram visitar o Centro Interpretativo. Os formadores e formandos aproveitaram também o dia para fazerem um almoço convívio.
..........
Susana Carvalho, Sérgio Aráujo, Elisabete Vale e Adriano Pinto