ANO LECTIVO 2009/10
Entrega de diplomas aos formandos que concluiram o 3º ciclo através da iniciativa Novas Oportunidades.

Meta alcançada!

"Aquilo que é melhor para nós nem sempre é o mais fácil. Mas, em última análise, é o que realmente compensa."

(José Couto Nogueira)

No passado dia 12 de Fevereiro, os formandos do curso EFA B308 da Escola do Cávado viveram um dia que há muito almejavam: a entrega do diploma que lhes confere equivalência ao 9º ano de escolaridade. Estes formandos aproveitaram bem a oportunidade que lhes foi dada: passaram cerca de 200 serões na escola, aprendendo, valorizando-se e formando-se para finalmente verem o seu esforço compensado. O Sr. Director da Escola, Dr. António Vilaça, teve a grata tarefa da entrega dos diplomas que foram recebidos com emoção, sorrisos e com indisfarçável felicidade à mistura. Na cerimónia estiveram presentes, para além dos referidos, também a maior parte dos seus formadores e os formandos e formadores de outros cursos EFA a decorrer actualmente na escola. No final, tanto os formadores como os formandos brindaram-se com graciosas lembranças e, de seguida foram comemorar a efeméride com um faustoso jantar. Mesmo conscientes do esforço e das inerentes privações de tempos livres e tempo passado em família, sete dos formandos deste curso já estão a frequentar o novo curso do EFA Secundário na escola.
Parabéns e um bem-haja a todos.

Isabel Gonçalves (mediadora do curso EFA B3 08)

Excerto do discurso proferido por um dos formandos:

“Boa noite
Queremos agradecer a presença de todos e dizer-lhes que esta é uma noite muito especial para nós e que a esperávamos desde o início do curso. É a noite em que conseguimos o diploma do 9º ano. Parabéns a todos nós e a todos os formadores que connosco trabalharam.
Devemos confessar que não foi um percurso fácil. Quantas noites os filhos ficaram sozinhos em casa, quantas vezes nos privamos de saídas e festas familiares, quantas vezes o cansaço era tanto que a única coisa que nos apetecia era desistir e optar pelo mais cómodo, isto é, ir dormir para no dia seguinte enfrentar mais um dia de trabalho.
Foi um percurso custoso mas muito enriquecedor. Quantos de nós já se tinham esquecido da matemática, de resolver problemas, de fazer reduções, do teorema de Pitágoras, e outras matérias mais… Quantos de nós nunca tinham ligado um computador, alguns sabiam lá o que era o Word, o Excel, navegar na internet ou até fazer um PowerPoint.
Quantos de nós não faziam ideia do que era a cidadania ou como fazer uso dela, não sabiam quais os seu direitos e os seus deveres, não sabiam como o mundo está a ser destruído pela poluição da atmosfera.
Quantos de nós não sabiam como fazer um texto ou como o interpretar. Embora tivéssemos uma opinião sobre o mundo que nos rodeia e sobre os temas que envolvem a actualidade, não sabíamos como organizar essas ideias num discurso coerente e a muitos nunca lhes tinha passado pela cabeça representarem uma peça de teatro ou até fazerem poesia.
A língua estrangeira foi sem dúvida algo de importante. Embora alguns já tivessem umas luzes a aprendizagem e adaptação tivesse sido mais fácil, a outros por mais que se esforçassem a língua não dobrava, mas valeu o esforço.
Quanto mais haveria a dizer!
Queremos fazer um agradecimento muito especial a todos os professores que nos acompanharam ao longo destes tempos, eles que também deixaram as suas famílias para nos ensinarem. A todos eles muito, muito obrigado.
Para terminar, votos para que todos sejam felizes nas suas vidas e se algum rancor ficou entre alguém que o esqueçam para que esta turma de adultos seja uma turma para o resto da vida e só assim poderemos dizer a frase que no trabalho final nos ficou gravada: “Valeu a pena”.”

Sem comentários:

Enviar um comentário